Ir para conteúdo
Mensagem para a Juventude

Dinâmico e resiliente, o concelho de Olhão tem uma juventude com características únicas que a distingue das demais. Detentora de um espírito ativo e participativo, a Juventude Olhanense destaca-se pelo seu empreendedorismo e vivacidade. Exemplo disso são as inúmeras associações que trabalham com e para a juventude, no concelho, que desenvolvem iniciativas de diversa natureza (música, dança, desporto, teatro,…) e que contam com a participação entusiasta de inúmeros jovens olhanenses.

O Município tem vindo a desenvolver uma prática centrada no apoio, consolidação e divulgação destas e de outras entidades, no sentido de proporcionar à juventude a oportunidade de desenvolver as suas competências nas várias vertentes do conhecimento, concretizando os seus projetos e tornando possível a realização dos seus sonhos.

Ao longo dos anos, vários foram os eventos realizados no sentido de dar visibilidade, apoiar e divulgar toda a dinâmica associativa e individual, que trabalha com e para a juventude de Olhão. Feira Formativa, projeto Bandas da Casa, Palco de Talentos, Jovens Criadores de Moda, Concurso de Graffitis, Teatro, Fotografia, Desenho, Pintura, Formação de Skate, Artes de Circo, Workshops de caracterização para espetáculo, Antologia de Novos Autores, Festival de Curtas Metragens, Exposições, Palco Aberto, Evento Zombie, Sai à Rua, entre muitas outras atividades e iniciativas. De todos, destacamos o “Mostra-te” que teve início em 2012 e que veio dar, ainda mais, destaque ao trabalho associativo, e não só, realizado em todo o concelho.

A dinâmica juvenil do concelho é inigualável. E esta, só é possível graças ao espírito jovem, ativo, interventivo e participativo, bem como, alguma resiliência necessária para ultrapassar os muitos obstáculos que diariamente se colocam, sejam eles na forma financeira, de gestão ou tão simplesmente incentivar, orientar ou agilizar todas as ideias que a juventude pretende pôr em prática.

É intensão deste executivo continuar a investir na nossa juventude, contribuindo para que esta possa manter o seu dinamismo, a sua capacidade interventiva, continuando a dar a possibilidade à população jovem olhanense de se destacar, nas mais diversas áreas. Trabalhamos, diariamente, para que a juventude, por iniciativa individual ou integrada em grupos, eleve os seus talentos e as suas ideias e as possam colocar em prática, concretizando-as em projetos sólidos, com futuro.