Ir para conteúdo
Corredor das Artes

O espaço do Corredor das Artes, da Casa da Juventude de Olhão, durante o primeiro semestre de 2023, foi palco para seis exposições: João Peleira, Inês Aguiar, Jorge Fernandes, Plano das Artes da Escola João da Rosa, Curso de Multimédia da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes e Mariana Afonso.

O Corredor das Artes abre 2023 com a exposição de João Peleira que, no âmbito das comemoração do Ano Internacional da Pesca e da Aquicultura Artesanais - 2022, designado pela ONU, com o objetivo de aumentar a consciencialização sobre o papel da pesca em pequena escala e da aquicultura para nossos sistemas alimentares, meios de subsistência, cultura e meio ambiente, bem como, fortalecer a interação ciência-política, capacitar as partes interessadas a agir e construir novas e fortalecer as parcerias existentes, apresentou os 12 trabalhos, realizados ao longo do ano, sobre a temática.

A esta exposição seguiu-se a da jovem Inês Aguiar. Aluna do último ano do curso de Artes Visuais, da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes que expôs os seus trabalhos de vários estilos, com influências de diferentes correntes artísticas, como o surrealismo, realismo, abstracionismo lírico, belle époque,... com recurso a técnicas mistas: pontilhismo, lápis de cor, pintura a carvão, pintura com tinta acrílica, técnica do pastel seco ou a óleo e aguarela.

No âmbito do Plano Nacional das Artes, o Corredor das Artes recebeu duas exposições. A do professor Jorge Fernandes, da Escola Secundária Dr. Fernandes Lopes, sobre a temática dos 200 anos da independência do Brasil, seguindo-se a exposição dos trabalhos da Escola João da Rosa, sobre a perspetiva com um ponto de fuga, também conhecida como perspetiva renascentista ou perspetiva central. A preparação desta exposição foi concretizada passando por 6 fases distintas: fase geométrica, estudo de conceito; fase construção; fase criativa; fase de realização, fase de conclusão e, por último, fase de projeto em que foram construídos os sofás em 3D, igual ao representado/pintado em cada sala de estar.

“A vida dos outros” exposição itinerante do curso profissional técnico de multimédia, da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, esteve no Corredor das Artes em maio e foi uma surpresa para este espaço uma vez que, pela primeira vez, tivemos uma exposição interativa, que proporcionou aos nossos visitantes um carácter de novidade e inquietação.

Encerrámos o primeiro semestre do Corredor das Artes com a exposição ‘Mariana’. Amigos e familiares juntaram-se para homenagear Mariana Afonso, reunindo um conjunto de trabalhos que a jovem nos deixou e que transportou os nossos visitantes à saudade, gratidão e a uma vida que, embora curta foi repleta de arte, ensinamento, sabedoria e alegria.

O Corredor das Artes volta em setembro com a abertura da exposição dos trabalhos dos participantes do clube de desenho 2022/23.

Também tu podes expor os teus trabalhos neste espaço, voltado para os jovens do concelho, que pretende dar visibilidade a perspetivas e pontos de vista distintos, valorizando os novos artistas Olhanenses.