Ir para conteúdo
Patrono

“Hugo de Pádua Cruz Henrique Charrão, é um Olhanense de exceção, cujo nome e a ação ficarão para sempre na nossa memória coletiva.


Desde tenra idade revelou ser feito da mesma fibra dos seus antepassados que em 1808 fizeram parte da tripulação que embarcou no Caíque para levar ao Príncipe Regente, no Brasil, a notícia da insurreição dos Olhanenses contra as tropas napoleónicas e o início da sua retirada do território português.


Nas suas relações pessoais, profissionais e políticas, Hugo Charrão sempre se revelou uma pessoa de exceção, humana, íntegra e dedicada. Os que com ele se cruzaram descrevem-no como um enorme amigo, um coração gigante, sempre dedicado a fazer o bem, sempre disposto a ajudar e presente para os seus amigos, exemplo de bondade e honestidade, com o dom da comunicação - havia sempre uma palavra de apreço, encorajamento e força para aqueles mais próximos, mesmo que não se sentisse no seu melhor, estava lá quando mais preciso e a sua palavra fazia-se bálsamo.


É extensa a sua ação e por isso difícil sintetizá-la em poucas linhas.


Na área política, foi Membro da Assembleia Municipal de Olhão durante dois mandatos, tendo sido eleito, em representação desta, membro do Conselho Municipal de Segurança;


Colaborou no Gabinete da Deputada ao Parlamento Europeu Jamila Madeira, tendo sido responsável por toda a comunicação visual da Deputada e dos diversos projetos desenvolvidos, para audições públicas, iniciativas parlamentares e eventos;


Vogal do Conselho de Administração da Fesnima EM, foi Vice-Presidente da Assembleia Geral da Fesnima e membro da Comissão de Organização do Festival do Marisco de Olhão;


Em 2017 integrou o Executivo da Junta de Freguesia de Olhão, com a função de tesoureiro.


A par disso manteve uma intensa ação cívica com estreita relação com projetos associativos, sociais e culturais. Foi Sócio Fundador da Afetos com Letras ONGD, organização para a conceção, promoção, execução e apoio a programas, projetos e ações de cariz social, cultural, ambiental, cívico, educacional e económico na Guiné-Bissau.


A nível local, foi membro fundador do MOJU e promotor de inúmeros projetos culturais, em particular na área da música, como é exemplo a formação dos Caleidoscópio.


Licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, conta ainda no seu currículo académico com período de estudos com a duração de 4 meses em Bruxelas, no departamento de Tipografia da École National Supérieure des Arts Visuels - La Cambre, no âmbito do programa ERASMUS, 1° e 2° anos completos da Licenciatura de Escultura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.


Em termos profissionais, trabalhou em Design de Comunicação, tendo elaborado diversos projetos para entidades privadas e públicas de todo o país, destacando-se a criação da identidade visual para o congresso da Federação Europeia da Indústria da Construção (FIEC - Fédération de l'Industrie Européen-ne de la Construction).


Colaboração com a Comissão para a organização das Comemorações "Olhão, 200 anos da Restauração", tendo criado toda a identidade visual, aplicada em logótipo e todos os objetos comunicacionais de promoção e divulgação dos eventos integrados nas comemorações.


Em 2009 constituiu a empresa de Design de Comunicação, HP2C Unipessoal, Lda, desempenhando as funções de Sócio-Gerente e Designer, consolidando-se ainda mais como uma referência na área.


Pelo seu valor nas mais variadas vertentes humanas; Pelo seu exemplo de dedicação, desde tenra idade, à família, amigos e à causa pública, em prol da defesa e desenvolvimento de Olhão, pela sua invulgar cultura democrática e elevação pública, Hugo Charrão ficará sempre na memória de todos os Olhanenses, e o seu nome agora perpetuado como patrono da Casa da Juventude, a que esteve ligado no processo da sua implantação e à qual foi atribuída o seu nome, passando a designar-se Casa Municipal da Juventude Hugo Charrão.”


Olhão, 20 de maio de 2022